Qual a origem do dia das crianças?
Por Giovanna Araujo | 13 de outubro de 2023 Idealizado para celebrar os direitos das crianças e conscientizar as pessoas sobre os cuidados necessários durante essa fase linda da vida.
Em 1923, no Rio de Janeiro, ocorreu o 3º Congressos Sul-Americano da Criança, que deixou uma atmosfera muito reflexiva na cidade, em relação ao tratamento e bem-estar das crianças. No ano seguinte, o deputado federal Galdino do Valle, elaborou um projeto que tinha como objetivo, a criação de um dia em celebração às crianças.
O projeto foi aprovado pelo presidente da época, Artur Bernardes, oficializando assim, nacionalmente, o dia 12 de outubro, como o Dia das Crianças. Mas, mesmo com a aprovação do projeto, ele não teve uma repercussão imediata, somente após 30 anos, a sua popularidade aumentou.
Em 1955, a Estrela, marca nacional de brinquedos infantis, iniciou uma campanha de lançamento de sua nova boneca, um bebê rechonchudo. A campanha foi intitulada como "Semana do Bebê Robusto" e consistia em utilizar o dia das crianças para alavancar a venda de brinquedos.
(Exemplo meramente ilustrativo da boneca)
Já em 1965, a empresa Johnson&Johnson, utilizou a mesma estratégia para alavancar as vendas e a popularidade da marca, criando assim, o concurso "Bebê Johnson". Podendo participar crianças de 6 meses a 2 anos, a seleção era feita através de fotos enviadas pelos pais, juntamente com o rótulo de algum produto. O concurso foi um sucesso e se estendeu por mais 4 anos.
Com muitas outras companhias aderindo a "Semana do Bebê robusto", logo a necessidade na mudança do nome aconteceu e o comércio decidiu concentrar suas forças em uma única data: 12 de outubro, popularizando assim, em todo o país, o dia das crianças.
A Pópidi reforça o compromisso de levar conteúdos e pautas relevantes sobre o universo infantil para toda a família, buscando ser uma marca presente em todas as etapas da vida da criança.
Comments