Espaços Multissensoriais: conforto para crianças atípicas
Por Giovanna Araujo | 08 de outubro de 2023
Um respiro de alívio para as crianças neurodivergentes durante o cotidiano estressante
Quando falamos de salas sensoriais, estamos falando de ambientes acolhedores e seguros, com atividades selecionadas cuidadosamente, para proporcionar estímulos sensoriais de forma confortável. É uma oportunidade para que as crianças atípicas possam explorar os sentidos de uma maneira que seja proveitosa para elas.
A sensibilidade sensorial é caracterizada como a dificuldade no processamento de estímulos sensoriais, ou seja, luzes, texturas, cheiros, cores, estampas, desenhos, imagens e diversas outras coisas. A manifestação dessa sensibilidade, pode aparecer em qualquer momento do dia, em diferentes situações, podendo causar irritação ou certa resistência com tudo aquilo que gera incomodo (Exemplo: tarefas cotidianas como escovar os dentes, comer ou tomar banho).
A limitação de estímulos em um ou mais sentidos do corpo, interfere de forma negativa, diretamente no desenvolvimento e bem-estar da criança, comprometendo também seus aspectos da interpretação, reação e reconhecimento.
Sala de Estimulação Sensorial da EMEIF Limeir
Os espaços sensoriais têm diversos benefícios para as relações emocionais e sociais dos pequenos, além de ajudar em suas habilidades cognitivas também. Que tal saber um pouco mais a fundo como cada sentido é beneficiado pelas salas sensoriais? Confira abaixo:
VISÃO
Através de luzes coloridas, projeções, objetos em movimento e cores, é feito um trabalho na estimulação visual, desenvolvendo assim a percepção espacial, coordenação visual-motora e a concentração das crianças.
AUDIÇÃO
É possível controlar o som ambiente para que os pequenos se sintam relaxados, algumas opções são: músicas suaves, sons da natureza, batidas e entre outros. Esses sons podem ser calmos, trabalhando assim o controle da ansiedade e regulação emocional ou então, sons estimulantes, induzindo a interação, atenção e a concentração.
OLFATO
Através de aromas suaves, a sala sensorial oferece uma experiência com cheiros muito agradável, mais conhecida como aromaterapia. Ajudando a promover a regulação emocional e a diminuição de estresse.
TATO
Oferecendo uma variedade enorme de texturas como almofadas, pelúcias, tapetes, objetos táteis e entre outros, essas experiências envolvendo o tato induzem o sentido do toque, trazendo conforto, relaxamento, tolerância a diferentes texturas e diferenciação tátil, contribuindo para o bem-estar emocional e físico da criança.
PALADAR
Os espaços sensoriais também podem oferecer experiências de degustação gratuitas, oferecendo alimentos com texturas e sabores diferentes. Essa exploração do paladar contribui no desenvolvimento de uma relação saudável e proveitosa com a alimentação.
Alguns exemplos de salas sensoriais:
Imagem da sala multissensorial do aeroporto de Vitória-ES
Imagem da sala multissensorial do aeroporto de Congonhas-SP
Imagem da sala multissensorial do aeroporto Santos Dumond-RJ
A importância dos espaços sensoriais se faz extremamente necessária em locais públicos ou privados, já que, para as crianças atípicas, além de um espaço confortável e relaxante, também caracteriza-se como um auxílio em seu desenvolvimento.
(Esse texto foi produzido com base na publicação Sala multissensorial: mais inclusão para crianças atípicas feita por Ninhos do Brasil e no artigo PERCEÇÃO DE PAIS E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE ESTIMULAÇÃO MULTISSENSORIAL E SNOEZELEN por SÓNIA MARGARIDA NEVES PEREIRA )
A Pópidi reforça o compromisso de levar conteúdos e pautas relevantes sobre o universo infantil para toda a família, buscando ser uma marca presente em todas as etapas da vida da criança.
Comments