Diversas formas de ser inteligente
Por Giovanna Araujo | 17 de novembro de 2023
Algumas crianças não conseguem resolver uma equação de matemática com muita facilidade, mas são especialistas em saber quando um amiguinho precisa de um abraço ou uma palavra de carinho. Já outros pequenos conhecem todas as espécies de plantas da nossa natureza, mas tem certa dificuldade na construção de um texto básico. O que estamos tentando exemplificar é que, a inteligência pode se manifestar de diversas formas na infância e não somente de duas maneiras.
Muitos estudos apresentam e comprovam que as crianças têm mais do que uma forma básica de demonstrar seus conhecimentos e aprendizagem, um dos principais autores é Howard Gardner, pesquisador que criou o termo de múltiplas inteligências. Essa teoria consiste basicamente em mostrar que não existe uma pessoa mais inteligente que a outra, mas sim diferentes tipos de habilidades que se apresentam em uma quantidade maior em um indivíduo do que no outro.
OS 9 TIPOS DE INTELIGÊNCIA MÚLTIPLAS
Para Gardner, não podemos contar apenas com os meios acadêmicos tradicionais para medir a inteligência da criança, deve ser levado em consideração qualquer tipo de capacidade que elas apresentarem, estimulando outros tipos de aprendizados e inteligências.
Além disso, ele acredita que todos nascem com uma inteligência, precisando apenas de um estímulo para aflorá-la, pontuando ainda que as 9 estão interligadas, sendo assim, todos são capazes de desenvolver essas inteligências.
COMO ESTIMULÁ-LAS?
A escola desempenha um importante papel nesse estímulo e as atividades extracurriculares são necessárias na vida acadêmica das crianças, estimulando os diferentes tipos de capacidades intelectuais, mas isso não diminui o papel dos pais nessa jornada.
Confira abaixo alguns exemplos de atividade para estimularas crianças:
INTELIGÊNCIA LÓGICA-MATEMÁTICA: jogos de memória, jogos de sequência lógica e aulas de programação.
LINGUÍSTICA: cursos de idiomas, leitura, rimas, escrita, stop e soletração.
CORPORAL: aulas de dança, esportes, atividades físicas, mímica e meditação.
ESPACIAL: xadrez, videogames, lego, quebra-cabeças e desenhos.
INTERPESSOAL: histórias, jogo das emoções, assistir filmes, cozinhar em família e amigos
INTRAPESSOAL: diários, blogs pessoais com algum assunto de interesse e confecção de portifólios de passatempos próprios.
MUSICAL: podcasts, aulas de canto, karaokê, aulas de instrumentos músicais, apreciar alguns shows, musicais e teatros.
NATURAL: jardinagem, piquenique, coletar folhas de árvores, cadernos recicláveis, horta e zoológicos.
EXISTENCIAL: poemas, livros, sonetos e músicas.
A Pópidi reforça o compromisso de levar conteúdos e pautas relevantes sobre o universo infantil para toda a família, buscando ser uma marca presente em todas as etapas da vida da criança.
Comments