Dia do Blog: compartilhando opiniões
Por Giovanna Araujo | 31 de agosto de 2023 O blog, na verdade, não tem uma data de criação específica, o dia 31/08 foi escolhido como representação desse momento, apenas por ter uma grafia parecida com a palavra. Curioso, não é?
Surgindo em meados de 1990, quando as redes sociais eram totalmente diferentes do que conhecemos hoje em dia e praticamente escassas, o blog instigava o compartilhamento de opiniões e informações com um determinado grupo social, era utilizado também como um diário virtual, onde muitos escritores deixavam seus pensamentos registrados.
A sua popularização ocorreu nos anos 2000, quando muitos servidores gratuitos, que contavam com um bom armazenamento de mídias, começaram a surgir, facilitando e dinamizando a postagem de conteúdos, que agora deixam de ser somente textos verbais, dessa forma o público aumentou consideravelmente.
Nos dias de hoje, em meio a uma era visual, focada em vídeos e conteúdos rápidos, por incrível que pareça, os blogs continuam firmes e com uma ótima resposta do público das mais varias idades. Muito utilizado por empresas que desejam um contato mais direto com os seus consumidores, esse meio de comunicação permite uma interatividade diferenciada e quase que em tempo real, onde os consumidores podem deixar críticas ou sugestões nos comentários dos posts do blog, isso facilita e funciona como uma forma de conhecer melhor e mais profundamente seus clientes.
TIPOS DE BLOG
Como dito anteriormente, os blogs podem possuir diversas funções e abordar os mais variados assuntos. É muito comum focar em um determinado nicho, já que, fica muito mais fácil desenvolver conteúdos, descobrir os interesses do seu público e saber que tipo de linguagem preferem. Vem conhecer alguns estilos que fazem parte dessa comunicação:
Blog Pessoal: O destaque é mais na vida pessoal do escritor, ou como carinhosamente chamamos: blogueiro. Todo o conteúdo abordado é escrito como uma espécie de diário, ressaltando todos os hobbies e interesses de quem escreve, com bastante opinião e personalidade. Por ser um estilo mais pessoal, é difícil ver apenas um tópico sendo tratado nesse formato, o mais comum são vários assuntos comentados sobre a perspectiva de quem escreve sobre.
Blog Nichado: Tem o conteúdo voltado para um assunto específico, em tópicos em que o blogueiro entende muito sobre, exaltando suas habilidades e conhecimentos.
Blog Empresarial: Usado na atração de clientes interessados, ao publicar conteúdos que supram as suas vontades, necessidades e dúvidas. Pode ser usado também para notificar e atualizar os usuários sobre alguma mudança na empresa.
Blog Terceirizado: Utilizado para promover produtos ou serviços de outras pessoas no seu próprio blog, ou seja, o blogueiro "empresta" o seu espaço para que outras marcas possam utilizar.
Pode parecer loucura apostar em conteúdos textuais atualmente, em um momento onde o mundo anda muito acelerado e acelerando toda informação produzida. Mas, ainda há quem goste do tradicional, ou melhor dizendo, dessa reinvenção, a leitura nunca foi extinta, só foi transformada, facilitando o acesso e a liberdade de expressão sobre os mais diversos assuntos. Como forma de celebrar esses profissionais que atuam na área da escrita e lutam para manter essa cultura viva, te convido para um desafio: deixe aqui nos comentários do post, algum blog ou blogueiro, independente do nicho, que você goste, para que outras pessoas também possam conhecer 🧡
A Pópidi reforça o compromisso de levar conteúdos e pautas relevantes sobre o universo infantil para toda a família, buscando ser uma marca presente em todas as etapas da vida da criança.
Comentários