top of page

Como explicar o dia das mulheres para as crianças?

Por Giovanna Araujo | 7 de março de 2024 Muitas vezes alguns temas precisam ser explicados para as crianças com uma linguagem menos complexa, isso não significa infantilizar ou ocultar informações necessárias sobre um determinado assunto, mas sim trazê-los para o cotidiano da criança, fazendo com que o entendimento seja facilitado.



Em sua grande maioria, o surgimento de datas históricas é resultado de algum acontecimento trágico e entrar em detalhes sobre o ocorrido com os pequenos, pode não ser a melhor opção. Por isso, hoje trouxemos algumas alternativas de como apresentar essas datas às crianças e trabalhar o que elas representam, usaremos como exemplo o tópico do Dia das Mulheres, porém essas formas podem ser aplicadas como qualquer tema, desde que adequadas para tais.


  • BRINCADEIRAS

Procure trazer vivências e experiências onde todos possam exercer as mais diversas funções, igualmente, trabalhando também em conjunto, evitando ao máximo um ar de competitividade, mostrando assim, para os pequenos, que independente do gênero, podem fazer o que gostam e se sentem bem. Por meio dessa atividade é possível exemplificar e explicar a questão de desigualdade entre homens e mulheres.




  • NARRATIVAS

Ainda no gancho do mundo lúdico, as narrativas são uma ótima opção para mostrar histórias reais ou não, de mulheres incríveis! Super mulheres com capas, poderes, conhecimentos, magias e entre outros elementos. Isso auxilia muito a ir além dos contos de fada onde, normalmente, a figura feminina precisa de alguém para salvá-la. Alguns exemplos de filmes e livros são: Amoras – Emicida (LIVRO E ÁUDIO BOOK), Coisa de menina – Pri Ferrari (LIVRO), A Cinderela mudou de ideia – Nunila Lopez e Myriam Sierra (LIVRO), Merida (FILME) e Enrolados (FILME).



  • LITERATURA INFANTIL

Ainda no tópico livros, a leitura realizada pelas pessoas no ciclo de convivência das crianças impacta muito na formação de opinião, uma idéia super legal é apresentar e introduzir no cotidiano delas, autoras. Entre diversas mulheres talentosas, alguma delas são: Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Eva Furnari, Lygia Bojunga e Ângela Lago.



  • REPRESENTATIVIDADE NOS DIÁLOGOS

Faça uma roda de conversa com as crianças e discuta quem são as mulheres de referência na sua vida, além disso, um trabalho a parte para se fazer com as meninas é um exercício de reconhecimento de feitos do cotidiano, que são motivos de admiração também.




  • PRESENÇA DAS MULHERES DA COMUNIDADE

Apresente conteúdos de mulheres relevantes na sua comunidade ou na sua vivência, apresente policiais, bombeiras, chefs de cozinha, políticas, médicas e entre outras. Isso ajuda as crianças, principalmente as pequenas, a ter acesso a referências e influências para suas brincadeiras na infância e inspirações de um futuro maior.


 
Essas atividades são direcionadas para todos, a importância em enaltecer e reconhecer as mulheres é algo que deve ser um senso comum, não somente aplicável a uma única data do ano, o respeito deve ser mútuo e constante. Que nossas lindas meninas, futuras mulheres admiráveis, saibam que podem conquistar o mundo! - Com muito carinho, de toda a equipe Pópidi, desejamos um feliz dia das Mulheres ❣️










Comments


LOGO P PNG 2.png

OLÁ, FICAMOS FELIZES COM SUA PRESENÇA!

Clique no botão abaixo para conhecer mais sobre a Pópidi e nossos objetivos.

Fique por dentro do nosso conteúdo

Obrigado por estar aqui!

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LOGO WHATSAPP PNG_edited
  • LOGO P PNG
bottom of page