top of page

Amizades na infância: um laço para a vida toda

Por Giovanna Araujo | 24 de maio de 2024


Amizades são fundamentais para o nosso desenvolvimento como pessoas e é por isso que esse contato com outros indivíduos da mesma idade deve começar desde cedo. Essa troca de experiências faz com que as crianças possam se identificar e descobrir gostos em comum, abrindo um leque de habilidades essenciais para a vida em sociedade, como confiança, empatia, lealdade e construção de relacionamentos. Para os pequenos, amigos geralmente são aquelas pessoas fora do ciclo familiar, normalmente da mesma idade


A amizade acaba ficando mais estável conforme o tempo passa e as crianças amadurecem, possibilitando um amparo emocional maior, motivando conversas profundas sobre os mais diversos tipos de sentimentos.


As crianças que têm ao menos um amigo próximo, desenvolvem melhor as suas habilidades de comunicação, resolução de problemas e compreensão de emoções. Pois, ao estar em contato com outra pessoa, que mesmo com gostos parecidos, tem uma personalidade única, automaticamente experienciam sentimentos como desavenças, opiniões diferentes e competitividade, questões essas que não devem ser tratadas de uma maneira negativa, mas sim normal, uma vez que ajudarão em relações futuras.


Os marcos fundamentais da infância estão relacionados diretamente as amizades, uma vez que são com os amigos que os pequenos brincam, conversam e se divertem. A brincadeira é a forma de trabalhar a imaginação e a realidade com as crianças, estimulando também a interação com outros indivíduos e a prática de atividades físicas, com jogos que envolvam corridas, escaladas, caminhas e muito mais. A conversa entra com um papel tão importante quanto, o de identificação e autoconhecimento, já que, durante essa troca entre amigos, ela compartilha a própria opinião de um determinado assunto.





No geral, as crianças estão sempre muito abertas a se relacionarem, sempre muito interessadas em se comunicar e fazer novas conexões, as amizades ocorrem de forma natural. Porém, os pais podem ajudar nesse processo, basta possibilitar que os pequenos frequentem espaços propícios na formação dessa relação, como parquinhos, escola, aulas extracurriculares, parques, vizinhança e muito mais.


É necessário também ter em mente que todos os tipos de amizades influenciam de forma benéfica o desenvolvimento do seu filho(a), até mesmo o afastamento ou possível término de uma amizade, influência no amadurecimento emocional.


Nossa dica é: incentive amizades, relações de carinho e companheirismo, uma companhia sempre faz bem a todos 😊😉


A Pópidi reforça o compromisso de levar conteúdos e pautas relevantes sobre o universo infantil para toda a família, buscando ser uma marca presente em todas as etapas da vida da criança.

Comments


LOGO P PNG 2.png

OLÁ, FICAMOS FELIZES COM SUA PRESENÇA!

Clique no botão abaixo para conhecer mais sobre a Pópidi e nossos objetivos.

Fique por dentro do nosso conteúdo

Obrigado por estar aqui!

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LOGO WHATSAPP PNG_edited
  • LOGO P PNG
bottom of page