top of page

A incrível história do Natal: conheça a origem de tradições como a Árvore de Natal e o Papai Noel



O Natal é uma das épocas mais aguardadas pelas crianças. A árvore, as ruas iluminadas, as comidas e o clima de celebração e alegria encantam os pequenos. A melhor parte, claro, é a hora de abrir os presentes, trazidos pelo bom velhinho para os mais comportados, conhecido como Papai Noel. Todos esses costumes e símbolos são comuns à maneira como comemoramos essa data tão especial, e você provavelmente já deve ter se perguntado de onde vieram e como tudo isso se tornou o que conhecemos hoje.

Portanto, se você tem essa curiosidade, é hora de saber mais sobre a origem do Natal!


A palavra natal é derivada do latim “natalis”, que em tradução significa nascer. É o dia onde os cristãos celebram o nascimento de Jesus Cristo, o nome mais importante para o Cristianismo.


Apesar da essência cristã, algumas das tradições dos tempos atuais tiveram origem há milhares de anos atrás, muito antes da Igreja Católica existir.


Alguns povos pagãos, costumavam celebrar a chegada do inverno no hemisfério norte, chamada de solstício, no qual as noites costumam ser mais longas. Grandes festas eram realizadas durante esse período, geralmente associado ao “renascimento”.


A relação com o nascimento de Cristo veio a partir dos romanos, num contexto de expansão da igreja, onde se tentava cada vez mais atrair convertidos para a fé cristã. Já o dia exato da comemoração, 25 de dezembro, provavelmente foi influência do Papa Júlio I, que oficializou a data como um consenso entre os fiéis, uma vez que não se sabe exatamente a verdadeira data em que Jesus Cristo nasceu.


Agora que você já entendeu o contexto de como surgiu o Natal, continue lendo para saber sobre alguns dos principais símbolos dessa época.


Árvore de Natal


A origem da árvore de natal moderna é controversa, e sua utilização como item decorativo está presente em muitas culturas e sociedades ao longo da história.


Os romanos, por exemplo, utilizavam árvores para decorar seus templos em homenagem ao deus Saturno. Para muitos povos pagãos, a árvore posta em ambientes internos estava relacionada à fraternidade.


O hábito de colocar árvores dentro de casa veio, principalmente, dos povos nórdicos e germânicos. Segundo relatos, os germânicos acreditavam em muitas figuras que compunham a mitologia nórdica, sendo uma delas Thor, conhecido como o deus trovão, e que também representava o carvalho.


O Julgran, uma espécie de pinheiro, era utilizado como decoração durante o festival Yule, que ocorria no inverno escandinavo, sendo um símbolo da filosofia nórdica Yggdrasil, a árvore que sustentava os nove mundos e mantinha o equilíbrio do Universo. Muitos historiadores afirmam que a árvore de natal hoje é originária dessa tradição.


Os enfeites que vemos aos montes sendo vendidos em lojas são invenção mais recente: elas inicialmente eram decoradas com maçãs e nozes. Mais tarde, em 1847, as bolas de natal foram criadas por um vidraceiro alemão, passando a serem fabricadas em diversos tamanhos e modelos, espalhando-se pelo mundo todo.


Com o tempo, outros elementos foram adicionados, como as luzes, quando uma família dona de uma loja e iluminação passou a vender luzes coloridas, fundando uma associação comercial que fabricava suas próprias luzes natalinas.


Papai Noel


Uma das figuras mais famosas do Natal, o Papai Noel é retratado como um homem idoso de barba grisalha e que vive no Polo Norte. Se locomove num trenó carregado por renas, percorrendo o mundo todo na noite de natal para entregar presentes para crianças, entrando em suas casas pela chaminé.


A imagem descrita acima, é inspirada na história de um bispo que vivia na região da Turquia. Se trata de São Nicolau de Mira, conhecido por ser um homem generoso e por seus trabalhos de caridade.


Vindo de uma família grega e cristã muito rica, perdeu seus pais ainda muito novo. Órfão, ele decidiu usar sua riqueza para ajudar os menos favorecidos.


A popularização da imagem do Papai Noel nos Estados Unidos se deu através de imigrantes holandeses, que se reuniam para celebrar o Sinterklass, representação do que seria São Nicolau.


Além de São Nicolau de Mira, influências da cultura pagã, mais precisamente no norte da Europa, mostram a relação do Papai Noel com Odin, um dos deuses da mitologia nórdica. De acordo com a crença, Odin costumava cavalgar pelos céus em seu cavalo de oito patas.


Ele era responsável por distribuir presentes às crianças durante os festejos de Yule. Era costume colocar botas perto de chaminés para que ele deixasse um presente dentro, características muito semelhantes com a imagem moderna do Papai Noel.


Mundialmente, a figura do Papai Noel ficou conhecida por meio da marca americana de refrigerantes Coca-Cola, que passou a utilizá-lo em suas propagandas e comerciais, apresentando uma imagem de um homem idoso com uma longa barba branca, usando roupas vermelhas e barrigudo.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre a origem do natal, qual tradição natalina é sua preferida?


Neste natal, não se esqueça de presentear seu filho ou filha com os melhores produtos Pópidi! Confira no site e escolha o seu favorito.




Comments


LOGO P PNG 2.png

OLÁ, FICAMOS FELIZES COM SUA PRESENÇA!

Clique no botão abaixo para conhecer mais sobre a Pópidi e nossos objetivos.

Fique por dentro do nosso conteúdo

Obrigado por estar aqui!

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LOGO WHATSAPP PNG_edited
  • LOGO P PNG
bottom of page